Nestes tempos atuais, é frequente o surgimento do tema sustentabilidade, associado a ações sociais e de governança, nos diversos setores empresariais e governamentais. Essa realidade permeou e está induzindo o comportamento e as atividades dos gestores empresariais.
Definitivamente, trata-se de um inconteste progresso, tanto do ponto de vista comportamental, quanto do cuidado coletivo e planetário. As campanhas de comunicação estão crescentemente enfatizando essa nova visão de gestão das empresas.
Remeto, agora, minhas considerações ao longínquo ano de 1992, quando o Brasil foi sede da ECO-92. Considero que esse evento foi o marco inicial da ação de sustentabilidade em nosso país. E, na esteira desse novo patamar, nossa ADVB, pioneiramente, criou a premiação que chamamos na ocasião de TOP AMBIENTAL, a qual, pela evolução dos conceitos e da crescente preocupação com o meio ambiente, chama-se agora TOP DE SUSTENTABILIDADE.
O sucesso da iniciativa está mais do que claro e consolidado. Várias outras importantes entidades, entendendo a pertinência do assunto, também realizaram (e realizam) eventos identificadores e reconhecedores das boas práticas ambientais, gerando uma quantidade cada vez maior de empresas conectadas ao tema e, por força dessa ação, induzindo pelo exemplo mais e mais praticantes dessa atividade.
Assim sendo, é mister que saudemos as organizações que recebem, neste ano de 2023, o justo reconhecimento da sociedade e das autoridades pelas constantes ações de preservação do meio ambiente, permitindo que haja progresso com sustentabilidade.
A vida no planeta depende de todos os habitantes dele! E, cada entidade de representação social, tal como a ADVB, é o legítimo veículo para o crescimento da conscientização, participação e prática ambiental.
Prossigamos, pois, nessa trilha!
Miguel Ignatios é o presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, entidade mantenedora da Fundação Brasileira de Marketing – FBM e do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental – IRES.
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