Claudio Silveira – Vice Presidente de Pesquisa de Mercado
A FBM, Fundação Brasileira de Marketing, tem como propósito expandir conhecimento, e de forma muito especial, para você que está naquela etapa da carreira onde tudo acontece de forma rápida, quase que precisando saber de tudo, e sempre para ontem. Quer crescer e entende que marketing é um assunto que pode ajudar nessa jornada. E é para você que um grupo muito especial de vice presidentes escreve artigos, de um modo simples, direto ao ponto, para descomplicar e estimular que você goste do assunto e busque mais informações sobre os diversos temas. E aqui mesmo, em nosso site, você encontra caminhos para essa busca. Meus artigos são apenas uma parte dessa contribuição para sua jornada.
Hoje quero falar sobre algo que tem um toque curioso sobre como surgiu o assunto, porque foi uma pergunta que me fizeram em um evento, desses com muitas pessoas, final de uma convenção de vendas de uma empresa do setor automotivo aqui em São Paulo, onde eu estava falando sobre economia, mercado e oportunidades. Quando eu toquei na palavra Mercado, lá no meio da plateia alguém levantou a mão. Pensei que seria uma pergunta sobre o tema, mas, como minha área é pesquisa de mercado, sou sócio de uma empresa do setor, a empresa é cliente, as pessoas me conhecem, a pergunta foi essa: Claudio, qual a diferença entre Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing?
Pensei que o presidente da empresa pediria para responder depois, mas, interessante, todos começaram a prestar atenção, até ele mesmo. Parece que era uma curiosidade para boa parte dos participantes. E como para mim não tem pergunta sem resposta, vamos lá, de um modo muito simples: se você tratar com dados internos (já dou exemplos), isso é Pesquisa de Marketing. Se você tratar com dados externos (também vou dar exemplos), isso é Pesquisa de Mercado. Vamos ver um exemplo prático, do seu dia a dia?
Você trabalha numa empresa e quer saber a posição do preço do seu produto em relação ao seus concorrentes. Você sabe o seu preço e tem acesso ao preço dos concorrentes, quer seja por meio dos seus vendedores, por tabelas de preços, via o site dos concorrentes, ou seja, envolve comparações usando inteligência comercial, mas não envolve o consumidor, apenas análises com as informações internas disponíveis. Isso é Pesquisa de Marketing.
Agora, vamos pensar em outro cenário, você sabe o seu preço, porém tem dúvida sobre a competitividade desse preço, ou mesmo sobre a elasticidade desse preço, ou seja, até onde você pode levar seu preço, sem perder participação e manter suas margens, ou perder um pouco e crescer nas margens. Então, ninguém melhor do que o consumidor (ou o mercado) para responder (uma dica: para cada tema sobre preço tem um método correto de pesquisa de mercado, cuidado), ou seja, necessariamente você tem que sair da cadeira e da frente do notebook e falar com quem compra, entender por que o cliente paga mais pelo produto do seu concorrente, se pagaria a mais pelo seu, quais benefícios justificariam esse valor a mais, enfim, perguntar para quem compra. Isso é Pesquisa de Mercado.
Bastante simples, não é mesmo? Então, pense assim: pesquisa de marketing é conversa interna, pesquisa de mercado é conversa externa.
Um pouco acima eu comentei sobre Market Share, que será o tema do meu próximo artigo. É objeto de desejo das marcas, das empresas, o tal do market share. Porém, eu pergunto a você, para ir refletindo até nosso próximo encontro: o que é mais importante, Market Share ou Share of Pocket? Claro, você pode saber a diferença, mas se não souber, não tem problema, vou explicar isso também em nosso artigo. Porém, para ir adiantando, o primeiro é a sua participação no mercado em volume e valores, e o segundo é a participação percentual da sua marca (e concorrentes) nas compras do cliente. Sim, tem diferença. Vá pensando a respeito, vamos discutir isso na próxima. E se quiser deixar uma pergunta, uma provocação, coloque em nosso chat, aqui no site.
Esse é um canal que a FBM abre para você se informar, mas também para fazer perguntas. Em nosso site você tem como entrar em contato conosco. Então, faça como aquela pessoa que não se acanhou, levantou a mão e fez a pergunta sobre pesquisa de marketing e de mercado. Quebre a rotina, provoque, pergunte. Sobre o assunto ao qual sou vice presidente ou qualquer outro dos meus colegas vice presidentes. Todos irão responder com artigos interessantes, simples, que irão ajudar no seu dia a dia e, esperamos, impulsionar sua carreira. Ou ao menos, matar sua curiosidade.
Abraços, até a próxima!
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