Há algumas semanas tive a oportunidade de prestigiar pela primeira vez a edição de Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, na Riviera Francesa. Em meio às premiações, networking e painéis, saí de lá superentusiasmada e com alguns insights para compartilhar.
📌 A The Coca-Cola Company foi nomeada Creative Brand of the Year pela primeira vez, graças ao trabalho com o seu parceiro global de marketing: WPP Open X. Essa parceria é uma união de equipes com recursos de ponta do grupo WPP, criado sob medida para atender a marca tanto no ambiente de mídia e criação quanto no de dados e tecnologia – e que já mostrou sua potência.
Manolo Arroyo, Global CMO da Coca-Cola, falou em um painel sobre como ele está preparando o marketing para o futuro por meio de conexões, cultura e criatividade: “Não vejo transformação sem a mudança cultural. Você precisa fazer isso com empatia, cuidado e amor. Inovação é sobre liderança, e a liderança define o tom.”
Em meio a um cenário em que a Inteligência Artificial vem se tornando cada vez mais dominante, é interessante ouvir figuras de peso tratando dessas mudanças com sensibilidade. Aliás, essa temática foi recorrente em diversos painéis do evento.
📌 Após o CEO da WPP, Mark Read, ter entrevistado ninguém menos que Elon Musk no Palais, e ter feito a simples pergunta “You Told Us to Go Fuck Ourselves… Why?”, a entrevista dele mesmo, no espaço organizado pela WPP também foi muito aguardada e seguiu na mesma linha: o futuro da criatividade e como a engenhosidade humana está sendo potencializada pelas tecnologias mais recentes para ajudar as marcas a crescerem.
“A IA talvez não vá fazer o processo tão bem quanto a melhor pessoa, mas vai fazer tão bem quanto uma pessoa média. O que diferencia a WPP do resto do mercado, são as nossas pessoas, que é onde mais investimos hoje”.
Para mim isso é a liderança definindo o tom para o futuro, como disse Arroyo.
Ainda durante a conversa, Mark trouxe também uma abordagem importante sobre as mudanças que a IA vem trazendo na forma que as marcas se comunicam.
Para ele, por muito tempo as empresas trabalharam com a mesma mensagem, para o cliente certo, no momento certo. Agora, a IA está ajudando a mudar isso e ter mensagens realmente relevantes para cada cliente.
📌 E falando em relevância, é claro que o TikTok também estava presente.
O painel Mindset Generations, organizado pelo TikTok, reuniu as gigantes L’Oreal e Danone para discutir a importância dos criadores de conteúdo para gerar proximidade com o público. “Nós precisamos ser consistentes globalmente, mas relevantes localmente, e os Creators são a melhor forma de fazer isso porque conhecem a cultura local”, pontuou Alan Spector, Chief Digital & Marketing Officer da L’Oréal Brasil.
No fim, é tudo sobre a capacidade de gerar conexões, né?
📌 Inclusive, muitas vezes não vemos a correlação entre o nosso trabalho do dia a dia e o de um piloto de Fórmula 1, mas assistindo ao Nando Norris falar sobre como uma cultura e uma mentalidade de alto desempenho ajudam a gerar resultados, um trecho ficou comigo:
“É uma jornada sem fim sobre sempre ser melhor e tentar ter sucesso. Quando você está trabalhando duro, provavelmente tem pessoas trabalhando ainda mais.”
Deixo vocês com essa reflexão também 😉
Foi um privilégio estar presente nesse evento que promove tantos debates fantásticos. Volto cheia de pensamentos, ideias e empolgação para continuar encarando os desafios com criatividade 🌟🌍
Grazi Sbardelotto
VP Marketing Cloud
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