O marketing é uma disciplina que surgiu no século XX como uma forma de pensar e abordar a administração de empresas.
Embora tenha ganhado popularidade nos anos 1960, o verdadeiro entendimento do marketing remonta a 1954, quando Peter Ferdinand Drucker lançou seu livro "Prática de Administração de Empresas". Nesse livro, Drucker sintetiza sua experiência como consultor na General Motors, onde nasceu o verdadeiro conceito de marketing.
O marketing pode ser definido como a arte de colocar-se no lugar dos outros, compreendendo suas necessidades, desejos e perspectivas. É uma forma de pensar que busca conquistar, desenvolver e preservar clientes. Essa abordagem é aplicada tanto nas empresas, no relacionamento com prospects e clientes, quanto no marketing pessoal, que envolve colocar-se no lugar das pessoas com as quais nos relacionamos.
Com o avanço da internet e das mídias sociais, o marketing se expandiu para o ambiente digital. No entanto, a essência do marketing continua a mesma, independentemente do ambiente em que é aplicado. O que muda são as ferramentas utilizadas. No ambiente físico, a experiência proporcionada é muitas vezes superior, enquanto no ambiente digital, o acesso à tecnologia e a quantidade crescente de dados permitem agilidade e precisão nas ações de marketing.
Além disso, o marketing se desdobrou em diversas vertentes, como o marketing de relacionamento, que busca fortalecer a relação entre a empresa e seus clientes, e o marketing de conteúdo, que visa agregar valor por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante. Outra vertente é o marketing de afiliados, que promove o trabalho de pessoas como agentes de venda de produtos de outras marcas ou empresas, oferecendo uma comissão pelas vendas geradas.
É importante destacar que o marketing não deve ser confundido com propaganda. A propaganda é apenas uma das ferramentas de comunicação utilizadas no marketing. O marketing é uma abordagem estratégica que engloba todas as atividades relacionadas à conquista e preservação de clientes.
Por fim, o marketing e as vendas são complementares e interdependentes. O marketing é responsável pela estratégia, comunicação e viabilidade econômica de um produto ou serviço, enquanto as vendas garantem que esses produtos e serviços sejam disponibilizados aos clientes nos pontos de venda adequados.
Em resumo, o marketing é a alma do negócio, pois coloca as pessoas em primeiro lugar, compreendendo suas necessidades e desejos. É por meio de um marketing de qualidade, ético e transparente que as empresas podem alcançar o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.
Cláudio Conz
Presidente Executivo da FBM
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