Artigos

O futuro da loja física

A loja física não vai desaparecer, mas vai assumir um novo papel no varejo.

Em vez de ser o único canal de vendas, ela vai se tornar um local de experiências, onde
os clientes podem experimentar produtos e serviços de forma mais imersiva.

Isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que está tornando as lojas físicas mais
interativas e personalizadas. Por exemplo, os clientes podem usar aplicativos para
visualizar produtos em 360 graus ou receber recomendações de produtos com base
em seu histórico de compras.

Além disso, as lojas físicas estão se tornando mais integradas aos canais digitais. Isso
significa que os clientes podem fazer compras online e retirar os produtos na loja, ou
fazer compras na loja e receber os produtos em casa.

O objetivo é criar uma experiência de compra mais fluida e conveniente para os
clientes. As lojas físicas que conseguirem se adaptar a essa nova realidade terão mais
chances de sucesso no futuro.

As lojas físicas que conseguirem se tornar locais de experiências terão mais chances de
se conectar com os clientes e de gerar mais vendas no presente e no futuro.

Aqui estão alguns exemplos de como as lojas físicas estão se transformando em locais
de experiências:

1- Lojas de varejo estão usando realidade virtual e aumentada para permitir que os
clientes experimentem produtos de forma mais realista.

2- Lojas de varejo estão se tornando mais sociais, oferecendo espaços para eventos,
palestras e workshops.

3- Lojas de moda estão oferecendo serviços personalizados, como personalização de
roupas e consultoria de estilo.

4- Lojas de esportes estão oferecendo produtos como tênis, patins, skate, bolas
diversas para utilização e teste na própria loja.

Claudio Conz
Presidente Executivo da FBM